sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Capítulo 11 - Nascimento e expansão do Islamismo

Grupo 6. 1°E
Marcelo 17
Marcos 18
Rafael 23
Thais 29
William 34

A expansão do Islã

A morte de Maomé ocasionou disputas internas pelo poder. O califado, sistema de governo adotado após o desaparecimento do fundador do Islã, era uma espécie de monarquia não hereditária: khalifat rasul Allah, o título dos califas significa “ sucessor do Profeta de Deus”. Mas como escolhê-lo? Alguns sustentavam o califa e poderia ser indicado entre os principais chefes da tricô coraxita, a que pertencia Maomé, enquanto outros diziam que a sucessão deveria ocorrer exclusivamente na família do profeta. Portanto, o profeta deveria ser o Ali, primo e genro de Maomé, que inclusive teria escolhido antes de morrer. Nas Ali abriu mão de seus supostos direitos, em nome da unidade islâmica , Abu-Béquer, sogro e companheiro mais próximo de Maomé, tornou-se o primeiro califa. Ele morreu em 634, mas teve tempo de unir as tribos e de lançá-las na guerra santa pela difusão do islamismo aqueles que morressem em combate teriam um lugar garantido no paraíso. Os que sobrevivessem teriam trocado a dura existência no deserto pelas riquezas nas terras bizantinas e persas.
O Islã propiciou aos árabes unidade, disciplina e organização para venderem suas guerras de conquista. Sob os quatro primeiros califas, Abu-Béquer, Omar, Otman e Ali, que governaram de 632 á 661, os árabes dominaram a Pérsia, a Mesopotâmia (então submetida aos persas) e províncias bizantinas como a Palestina, a Síria e o Egito. Além disso, começaram, a tacar a África do Norte anunciando uma segunda etapa de expansão.
A princípio os muçulmanos foram tolerantes com os povos dominados, o que favoreceu a consolidação da hegemonia do Islã. Os vencidos puderam manter suas propriedades, com costumes e práticas religiosas, sendo obrigados, porém, a pagar impostos aos dominadores. Por sua vez, aquele que se converteram ao Islã puderam usufruir privilégios, tais como o acesso a cargo público e a isenção de impostos. A tolerância, no entanto, só existia em relação aos judeus e cristãos, os “Povos do Livro”, seguidores das religiões monoteístas das quais os árabes se consideravam herdeiros.
Todavia, desde esse período de vitórias, manifestaram-se na sucessão dos califas Omar foi assassinado por um escravo e Otman morreu em luta contra grupos rebelados. Ali, genro de Maomé, pai dos descendentes masculinos do profeta e considerado por muitos seu legítimo herdeiro, tornou-se o quarto califa em 656 – mas morreu 661, derrubado do poder pelos omíadas, ligados pelo sangue ao califa Otman. A partir daí, as divergências quanto a sucessão ganharam bases teológicas. Os muçulmanos dividiram-se em duas grandes seitas: os sunitas e os xiitas.
Os sunitas, hoje correspondentes a 90% dos muçulmanos, consideram-se ortodoxos, seguidores da Suna e do Corão. Os xiitas, por sua vez, além de darem prioridade a uma interpretação literal do Corão, desenvolveram a crença no imman, que viria para salvar os fiéis dos erros dos governantes muçulmanos. Ali foi considerado o primeiro imman.

3 comentários:

  1. goistei muito é pequeno e da um bom trabanho

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Eu tambem pedi o nascimento ne não entendi
    Mas gotei e pequeno e nem paraece que e tirado da INTERNETE

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